Voltar para o topo

Infartou? Saiba o que muda na sua rotina

Se você infartou, é natural que esteja cheio de dúvidas. “Como isso vai afetar a minha vida? Será que pode acontecer de novo?” Esse deve ser o maior medo de quem já sofreu um infarto.

Por isso, o FazBem veio trazer boas notícias! A maioria das pessoas que infartou pode ter uma vida com qualidade e produtiva. No entanto, é importante frisar que devem ocorrer mudanças na sua rotina.

Primeiros dias pós infarto

Geralmente, você poderá ficar no hospital por até uma semana após o infarto, salvo em caso de complicações ou após cirurgias, o que estenderia esse período. Durante a sua estadia no hospital você receberá medicações de acordo com as suas necessidades, além do acompanhamento dos sintomas e/ou situações que levaram ao infarto.

Tome os medicamentos e siga as recomendações médicas à risca!

A rotina pós infarto

Após a alta do hospital vem o desafio de se adaptar às mudanças na rotina em casa. É normal que algumas emoções, como medo, ansiedade, tristeza, ou mesmo a depressão comecem a impactar na rotina. Afinal, você passou por um momento difícil e marcante na sua vida.

Com o passar dos dias, é provável que sua rotina familiar, social e de trabalho vá voltando ao normal. Mas ainda é importante dedicar um tempo para cuidar do seu psicológico além de seguir as orientações médicas e tomar as medicações prescritas de forma regular.

 Converse e compartilhe suas angústias com a sua rede de apoio: médico, outros profissionais de saúde, amigos e familiares!

 Veja também: Recuperação após um infarto: alimentação e exercícios físicos

Estilo de vida pós infarto

Se você fumava antes do infarto, parar de fumar deve ser a sua prioridade. Evite alimentos gordurosos, industrializados e com grande quantidade de sal ou açúcar e tente seguir uma dieta mais saudável e equilibrada. Além disso, adotar uma rotina mais ativa fisicamente também faz muita diferença. Comece aos poucos, leve seu cachorro para passear, faça caminhadas no parque e exercícios leves.

Um estilo de vida mais saudável ajudará a proteger o seu coração, evitar um novo infarto e a ter mais saúde e qualidade de vida!

 

 

 

Referências:
www.health.harvard.edu/heart-health/5-things-you-need-to-do-after-a-heart-attack.
Acessado em 05/09/2018.
www.familydoctor.org/tips-for-recovering-and-staying-well/.

Acessado em 05/09/2018.
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project

BR-7719 Expiration Date: 13/03/2022

Matérias Relacionadas

Veja todos