Voltar para o topo

Como baixar a pressão alta? Veja dicas baseadas em um melhor estilo de vida

A pressão arterial elevada, também conhecida como hipertensão, é uma condição que afeta mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo.1 Os sintomas, como dores de cabeça persistentes, palpitações e tonturas, podem ser sinais de que algo não está em equilíbrio no seu corpo.2 


Mas e se dissermos que existem maneiras inovadoras e diferenciadas de manter sua pressão arterial sob controle, além das dicas mais comuns?


É importante lembrar que essas dicas não substituem a orientação médica, mas podem ser incorporadas ao seu estilo de vida para complementar os cuidados médicos tradicionais.


Benefícios da meditação no controle da pressão arterial


A meditação é muito mais do que sentar em posição de lótus e tentar esvaziar a mente. É uma técnica milenar, totalmente comprovada por sua capacidade de trazer clareza mental, reduzir a ansiedade e, sim: diminuir a pressão arterial.3 


Confira também: Você sabe como o estresse pode influenciar na sua saúde?


Estudos científicos têm demonstrado que a meditação regular pode levar a mudanças positivas na pressão arterial e na saúde cardiovascular.4  Se você é novo na meditação, pode se sentir um pouco perdido no início. Porém, não se preocupe! 


Aprenda como começar a meditar


  1. Reserve alguns minutos todas as manhãs ou antes de dormir;

  2. Escolha um local onde você possa se sentar confortavelmente, sem distrações;

  3. Feche os olhos e evite focar no ambiente ao seu redor;

  4. Deixe os pensamentos fluírem, mas continue focando na sua respiração.


Quando se trata de aprender a meditar, a tecnologia também pode ser uma aliada. Explore aplicativos de meditação para iniciantes e experientes e inclua esse hábito na rotina!

Receita de sal de ervas para reduzir pressão arterial


Reduzir o consumo de sódio é uma recomendação comum e importante para quem tem pressão alta.5 No entanto, abrir mão do sabor pode parecer um enorme sacrifício, né?


Uma alternativa deliciosa ao sal comum é o "sal de ervas aromático", que não só adiciona sabor aos seus pratos, mas também apresenta um menor teor de sódio, sendo uma alternativa inovadora para manter a pressão arterial em níveis adequados.6


Experimente criar seu próprio sal de ervas aromático! 


Ingredientes:


  • 1/2 xícara (chá) de manjericão seco;

  • 1/2 xícara (chá) de tomilho seco;

  • 1/2 xícara (chá) de alecrim seco;

  • 1/2 xícara (chá) de salsinha.


Instruções:


  1. Em uma tigela pequena, misture todas as ervas secas: manjericão, tomilho, alecrim e salsinha;

  2. Mexa bem até que as ervas estejam completamente incorporadas;

  3. Armazene o sal de ervas em um frasco hermético, ajudando a manter o frescor.


Como usar o sal de ervas aromático?


Substitua o sal comum pelo sal de ervas para temperar suas refeições. O gostinho das ervas vai adicionar um sabor extra à sua comida, deixando tudo ainda mais delicioso. Você pode colocar em:




Potássio pode ajudar a baixar pressão arterial


Enquanto muito se fala sobre reduzir o sódio, a importância do potássio é frequentemente ignorada. A inclusão desse mineral na sua alimentação pode ser altamente benéfica, especialmente se você  tem hipertensão moderada. Isso porque o potássio pode ajudar na redução da pressão arterial.7


Quando incluímos o potássio na rotina, ele pode diminuir os impactos negativos do sódio, ajudando a regular os níveis de fluidos e eletrólitos no organismo. Essa ação de equilíbrio é fundamental para manter a pressão arterial dentro de faixas normais.7


O potássio pode ser obtido, principalmente, por meio da alimentação. Então, da próxima vez que você olhar para uma mesa repleta de alimentos coloridos, como:8



Lembre-se: você não está montando apenas uma refeição saborosa, mas também uma estratégia inteligente para cuidar da saúde do seu coração. 


Não se esqueça de consultar um nutricionista para te orientar, com base no seu caso, sobre a melhor forma de se alimentar.


Como monitorar a pressão arterial?


Para isso, o acompanhamento médico regular segue sendo a principal estratégia. É fundamental que pessoas com hipertensão tenham um diagnóstico, tratamento e controle adequado, com orientações personalizadas com base nas necessidades de cada um. 


Então, não deixe de agendar suas consultas e siga as recomendações do seu médico!


Continue acompanhando o blog do FazBem para mais informações sobre como manter sua pressão arterial sob controle e promover o bem-estar cardiovascular.



Referências:

1. Mundo tem mais de 700 milhões de pessoas com hipertensão não tratada. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/25-8-2021-mundo-tem-mais-700-milhoes-pessoas-com-hipertensao-nao-tratada Acesso em: 01 set. de 2023. 

2. Hipertensão (pressão alta). Ministério da Saúde (MS). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao Acesso em: 01 set. de 2023. 

3. Estudo internacional revela como a meditação pode ser eficaz no tratamento dos transtornos de ansiedade. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/estudo-internacional-revela-como-meditacao-pode-ser-eficaz-no-tratamento-de-transtornos-de-ansiedade/ Acesso em: 01 set. de 2023. 

4. Lopes, Beatriz Trancoso. Efeito agudo da meditação na pressão arterial de adultos hipertensos. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51864 Acesso em: 01 set. de 2023. 

5. Prevenção - Hipertensão (pressão alta). Ministério da Saúde (MS). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao/prevencao Acesso em: 26 out. de 2023

6. Paese, Márcia Carolina de Siqueira. Efeitos do sal de ervas sobre a pressão arterial e a excreção de sódio urinário de pessoas com hipertensão. https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-08032023-163557 Acesso em: 01 set. de 2023. 

7. FONSECA, Henrique Andrade Rodrigues da; ZAMITH, Thiago Panaro; MACHADO, Valéria Arruda. Relações entre o potássio da dieta e a pressão arterial. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/881281/rbh_v22n1_9-12.pdf Acesso em: 01 set. de 2023. 

8. Listagem de alimentos ricos e pobres em potássio. Ministério da Saúde - Linhas de Cuidado. Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/doenca-renal-cronica-(DRC)-em-adultos/listagem-alimentos/ Acesso em: 01 set. de 2023.



BR-25950 - Material destinado a todos os públicos. Out/23

Matérias Relacionadas

Veja todos