Voltar para o topo

Tipos de Insuficiência cardíaca

Você já ouviu falar sobre insuficiência cardíaca esquerda ou direita?

Embora seja uma doença comum, a insuficiência cardíaca (IC) ainda gera muitas dúvidas.

A Sociedade Europeia de Cardiologia, esclarece que a Insuficiência cardíaca é uma doença caracterizada pela incapacidade de o coração bombear sangue de maneira adequada e suficiente para suprir as necessidades de oxigênio, nutrientes dos órgãos e tecidos do corpo.

Dentre as doenças do coração, a insuficiência Cardíaca, também conhecida como doença do coração fraco, é uma das maiores causas de internações hospitalares no Brasil, tendo contabilizado, somente em 2018, mais de 200 mil pacientes internados e mais de 22 mil mortes segundo o DataSUS.

A Insuficiência Cardíaca não afeta os dois lados do coração da mesma forma. Quer entender melhor como funciona a insuficiência cardíaca e como ela pode afetar os diferentes lados do coração?

Ao longo do texto vamos abordar o que é a insuficiência cardíaca, como ela afeta o coração e as suas possíveis causas.

Boa Leitura!

Como funciona o coração?

Para esclarecermos o que é insuficiências cardíaca esquerda ou direita, você precisa entender como os lados do coração funcionam.

O coração é um músculo especializado que bombeia sangue para todo o organismo. O sangue transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, assim como resíduos, para vários órgãos, nomeadamente os pulmões e os rins, para serem eliminados. O coração está dividido em duas bombas que funcionam em conjunto.

 

Esse processo garante que existam sempre nutrientes e oxigênio suficientes para que o organismo funcione de forma eficiente.

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma condição médica em que o coração não bombeia o sangue pelo corpo da forma adequada. Isso significa que o sangue não consegue fornecer oxigênio e nutrientes suficientes ao corpo para permitir que ele funcione normalmente.

Isso, por exemplo, pode fazer com que o paciente se sinta cansado ou fatigado. Também pode causar inchaço no abdômen e pernas.

Frequentemente, a insuficiência cardíaca é desenvolvida porque o paciente tem (ou teve) outras doenças cardiovasculares como doença arterial coronariana, ataque cardíaco ou pressão alta, que possam ter danificado ou colocado uma carga extra de trabalho ao coração.

Vale ressaltar que essas são as razões mais comuns pelas quais um paciente pode desenvolver insuficiência cardíaca, mas não são as únicas.

Veja também nossa matéria sobre o que é insuficiência cardíaca e confira as principais caraterísticas da doença.

Quais os tipos de insuficiência cardíaca?

A Sociedade Europeia de Cardiologia, esclarece que a insuficiência cardíaca não é igual para todos os pacientes e que a doença dependerá das partes do coração afetada e sua causa.

Por este motivo, são utilizados diferentes termos médicos para descrever exatamente os diferentes tipos de insuficiência cardíaca. É muito importante definir o tipo e causa da insuficiência cardíaca uma vez que ambos determinam o tratamento.

A Sociedade Europeia de Cardiologia classifica 4 tipos de insuficiência cardíaca:

  1. Insuficiência cardíaca aguda;
  2. Insuficiência cardíaca crônica;
  3. Insuficiência cardíaca no lado esquerdo;
  4. Insuficiência cardíaca no lado direito.

Qual diferença entre a insuficiência cardíaca direita e esquerda?

Por meio de uma busca rápida no google sobre insuficiência cardíaca você encontrará termos como IC direita x IC esquerda.

Para quem está procurando por informações sobre essa patologia esses termos técnicos podem ser muito confusos, por isso, gostaríamos de esclarecer o que são esses dois tipos diferentes de insuficiência cardíaca.

Os lados direito e esquerdo do coração possuem funções diferentes, por isso a insuficiência cardíaca pode afetar mais um lado do que o outro, ou afetar exclusivamente um lado. Quando isso acontece, ela possui sintomas e tratamentos diferentes. Confira mais detalhes a seguir.

Insuficiência cardíaca do lado esquerdo

A insuficiência cardíaca no lado esquerdo significa que a força da câmara esquerda do coração, que bombeia sangue para todo o corpo, está reduzida e, consequentemente, tem que se esforçar mais para bombear a mesma quantidade de sangue.

Quando a insuficiência cardíaca afeta o lado esquerdo, pode apresentar dois tipos diferentes de problemas. Por isso, ela pode ser definida por dois tipos diferentes:

  • Insuficiência sistólica: é quando a câmara esquerda não tem força para empurrar sangue suficiente para a circulação no corpo.
  • Insuficiência diastólica: é quando a câmara esquerda não relaxa normalmente, porque o músculo se tornou mais rígido e sua capacidade de enchimento (de sangue) é reduzida.

Insuficiência cardíaca do lado direito

Na insuficiência cardíaca do lado direito, a câmara que bombeia sangue para os pulmões, é que apresenta problemas e retém o sangue que vai para os pulmões. Essa retenção faz com que o sangue volte para o corpo, podendo apresentar problemas para outros órgãos.

A Insuficiência Cardíaca do lado direito pode acontecer devido a uma lesão muscular, como um ataque cardíaco localizado no ventrículo direito, lesões nas válvulas no lado direito do coração ou pressão elevada nos pulmões.

A insuficiência cardíaca do lado direito é mais comumente causada pela insuficiência cardíaca no lado esquerdo, uma vez que, quando ela aumenta a pressão venosa pulmonar e aumenta a pressão pulmonar, sobrecarrega o ventrículo direito.

No entanto, vale ressaltar que a insuficiência cardíaca também pode afetar os dois lados do coração e é chamada de insuficiência cardíaca biventricular.

Quer saber mais sobre diagnóstico e tratamento para a Insuficiência Cardíaca? Confira nossa matéria sobre sintomas, diagnóstico e monitoramento e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode conferir todos os nossos conteúdos na Categoria Coração e nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do FazBem!

 

 

 

 
Referências
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca-ic#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20uma,ser%20afetados%20em%20alguma%20propor%C3%A7%C3%A3o.
https://www.scielo.br/pdf/abc/v93n1s1/abc93_1s1.pdf
 https://memoria.ebc.com.br/noticias/2015/06/estudo-traca-primeiro-retrato-da-insuficiencia-cardiaca-no-brasil#:~:text=Estudo%20tra%C3%A7a%20primeiro%20retrato%20da%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20no%20Brasil,-Criado%20em%2017&text=Um%20estudo%20publicado%20na%20revista,no%20Brasil%20por%20complica%C3%A7%C3%B5es%20card%C3%ADacas.
 https://setorsaude.com.br/brasil-tem-alta-taxa-de-mortalidade-por-insuficiencia-cardiaca/
 https://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/What-is-heart-failure
 https://www.escardio.org/Sub-specialty-communities/Heart-Failure-Association-of-the-ESC-(HFA)/Advocacy/heart-failure-matters-website-for-patients
 https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-How-does-the-normal-heart-work
BR-11793. Material destinado a pacientes. Jun/2021
 

Matérias Relacionadas

Veja todos