Veja como facilitar o uso do inalador para crianças pequenas!

O uso correto do inalador exige algumas técnicas e é essencial para que a medicação chegue com sucesso até o pulmão e o tratamento de asma funcione melhor. No caso de crianças pequenas com asma, esse é um desafio que exige atenção, dedicação e acompanhamento dos pais ou responsáveis.

É claro que essa deve ser uma decisão em conjunto com o médico especialista, que deve recomendar o inalador mais indicado para cada caso. Em geral, a recomendação para crianças menores de 5 anos é utilizar um espaçador acoplado ao inalador spray, com ou sem o uso de máscara, dependendo da idade.

- Tenha certeza de que a válvula está se movendo enquanto a criança está respirando pelo espaçador;

- Os espaçadores de plástico podem acumular carga estática, atraindo as partículas do medicamento, que podem não chegar até o pulmão. Isso pode ser reduzido lavando o espaçador com água e deixando-o secar naturalmente, sem enxugar.

- Se a criança começar a chorar, não se apresse, deixe-a respirar pela máscara de 5 a 10 vezes, mesmo chorando.

- Faça tudo sem pressa e tenha paciência.

- Lembre-se de enxaguar a boca da criança após o uso.

Se você ainda ficar com dúvidas sobre a utilização correta do inalador ou espaçador, converse com o seu médico e, em uma consulta, demonstre as técnicas utilizadas para que ele possa orientá-lo. Também continue contando com o FazBem para trazer informações que fazem a diferença no tratamento.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento.

 

 

 

Referências:
https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2020/04/GINA-2020-full-report_-final-_wms.pdf 
www.incor.usp.br/sites/incor2013/videos/asma-dpoc/ 
Icons by The Noun Project
Imagem: Freepik
BR-8420 Material destinado à pacientes. Mai/2020.

 

 

Os comentários estão fechados