Voltar para o topo

Exames de rotina para pacientes com gastrite: Saiba quais realizar

Se você sofre de gastrite, sabe o quão desconfortável e doloroso esse problema pode ser. Além dos sintomas incômodos, a gastrite pode levar a complicações mais graves se não for tratada adequadamente.¹

Por isso, é essencial que os pacientes com gastrite realizem exames de rotina regularmente para monitorar a condição e prevenir complicações.  

Neste artigo, iremos explorar os exames mais importantes para pacientes com gastrite, para que você possa estar informado e preparado para cuidar da sua saúde. 

O que é a gastrite? 

A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago e pode ser provocada por diversos fatores, mas a mais comum é a causada por uma infecção da bactéria H.pylori. ²,³

A doença pode ser classificada entre aguda, que aparece em momentos específicos e dura pouco tempo, ou crônica, que se instala aos poucos e demora mais tempo para ser controlada. ¹

Além da ansiedade e do estresse, existem outros fatores que contribuem para a aparição da doença. A maioria deles está relacionado: ² 

  • Consumo excessivo de medicamentos, especialmente anti-inflamatórios; 
  • Ingestão de bebidas alcoólicas; 
  • Ingestão de substâncias corrosivas, acidentalmente ou não; 
  • Ingestão de alimentos contaminados por germes, como bactérias*, vírus, ou por suas toxinas são causa frequente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda. 
  • Gastrite autoimune, que ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo. 

* Embora a bactéria Helicobacter pylori seja encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera, não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento de gastrite ou úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento. ² 

Sintomas da Gastrite 

Os sintomas e as intensidades da doença variam bastante. Pacientes com gastrite crônica, por exemplo, muitas vezes permanecem por um bom tempo assintomáticos. No entanto, podem perceber que há algo de errado quando apresentam:¹

  • dor de estômago intensa;
  • azia;
  • indigestão;
  • sensação de estufamento;
  • perda de apetite;
  • náusea e vômito;
  • presença de sangue nas fezes e no vômito. 

Exames de rotina para gastrite 

Para o tratamento da gastrite é essencial que os exames de rotina estejam em dia. Eles ajudam no diagnóstico e no tratamento da doença. O médico poderá solicitar exames, como: exames de sangue, raios-X, endoscopia e até biópsia.

Endoscopia 

A endoscopia é o exame de rotina mais comum para diagnosticar a gastrite. O procedimento consiste na introdução de um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta pela boca do paciente até o estômago. 

Isso permite ao médico visualizar o interior do estômago e identificar inflamações ou lesões. Quando necessário, é feita uma biópsia, que é a coleta de pequenas amostras de tecido para exame com um microscópio.4

Raio-X 

Conhecido também como seriografia contrastada de esôfago, estômago e duodeno. Ele é menos utilizado na atualidade. Neste exame, o paciente ingere um material de contraste líquido que faz com que o sistema digestivo seja visível aos raios-x. As Imagens de raios x podem mostrar alterações no revestimento do estômago, tais como erosões ou úlceras.4

Testes de Fezes 

Geralmente é solicitado quando existe suspeita de H. pylori. O exame avalia ainda a presença de sangue nas fezes, outro sinal de sangramento no estômago.4 

Exame de Sangue 

Nesses casos, o médico avalia se há anemia. Em caso positivo, pode ser sinal de hemorragia crônica no órgão.4 

Tratamento da Gastrite  

Com o diagnóstico da doença é importante que o paciente modifique seu estilo de vida, incluindo alimentação balanceada. Também é possível utilizar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar os sintomas e auxiliar na cura, criando uma proteção ao estômago. 

Diferentes tratamentos estão disponíveis e seu médico irá lhe informar a melhor opção para seu caso. 

Dependendo da causa da gastrite, medidas ou tratamentos adicionais podem ser necessários. Por fim, vale lembrar que é possível contornar o problema, seguindo todas as recomendações médicas, cuidando da alimentação e melhorando o estilo de vida. 

Como você pode ver, os exames de rotina são fundamentais para pacientes com gastrite, pois permitem um monitoramento adequado da condição e ajudam a prevenir possíveis complicações.

Além disso, a realização desses exames pode identificar problemas em estágios iniciais, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.

Por isso, se você sofre de gastrite, converse com seu médico sobre a necessidade de realizar exames de rotina regularmente. Lembre-se, cuidar da sua saúde é a melhor forma de garantir qualidade de vida e bem-estar. 

Referência: 

¹Gastrite. Biblioteca Virtual em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE.Disponível em:   https://bvsms.saude.gov.br/gastrite/#:~:text=A%20gastrite%20%C3%A9%20uma%20inflama%C3%A7%C3%A3o,muito%20tempo%20para%20ser%20controlada. Acesso em 17 de abril de 2023. 

²O que é gastrite? Quais as suas causas e sintomas?. Biblioteca Virtual Em Saúde.Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Disponível em:https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-e-gastrite-quais-as-suas-causas-e-que-sintomas-provoca/ Acesso em 18 de abril de 2023. 

³A Gastrite Nossa de Cada Dia. Revista Idec. Setembro,2008. Disponível em:http://www.idec.org.br/uploads/revistas_materias/pdfs/2008-09-ed125-servico-saude.pdf. Acesso em 18 de abril de 2023. 

4 Gastrite. Espaço de Saúde Digestiva. Disponível em: https://www.esadi.com.br/aparelho-digestivo/doenca/gastrite/#:~:text=Como%20%C3%A9%20diagnosticada%20a%20gastrite,iniciar%20o%20procedimento%20de%20endoscopia. Acesso em 18 de abril de 2023.