Voltar para o topo

12 cuidados com a saúde física e mental no home office

Nos tempos de pandemia, trabalhar na modalidade home office foi uma medida necessária adotada por boa parte das empresas no Brasil. De acordo com os dados do Pnad Covid-19, colhidos de maio a novembro de 2020, cerca de 8,2 milhões de pessoas estavam trabalhando de casa. 

Passado esse período, aquilo que era para ser temporário acabou caindo no gosto da maioria e tende a continuar. Uma pesquisa recente da Microsoft revelou que 58% dos trabalhadores brasileiros querem trabalhar de forma remota ou híbrida em 2022.

Além de poupar tempo de trajeto, o trabalho em home office permite com que as pessoas tenham mais flexibilidade na sua rotina e até mais qualidade de vida. O problema é que nem só de benefícios é feito o home office.

Na prática, infelizmente, o trabalho remoto trouxe alguns prejuízos para a saúde física e mental das pessoas, causados pela menor sociabilização, mudança de rotina e sobrecarga de trabalho. E é sobre isso que vamos conversar agora.

 

Consequências do home office para a saúde física e mental dos trabalhadores

Horas sentado em uma cadeira desconfortável, carga excessiva de trabalho, cobrança por metas, comunicação ineficaz entre equipe, rotina desregulada e distrações. Essa foi a realidade de muitas pessoas durante o home office. Tudo isso, desencadeou consequências físicas e mentais em muitos dos trabalhadores brasileiros.

 1 - Consequências físicas

Sem uma estrutura adequada de trabalho em casa, os trabalhadores brasileiros sofreram com o aumento de dores musculares e dores esqueléticas, principalmente, na coluna.

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cerca de 50% dos entrevistados começou a sentir dor nas costas durante o período de trabalho em home office.

Inclusive, 50% das pessoas que já sofriam com dores crônicas, também relataram que o desconforto piorou durante esse período, mas não é só isso. As pessoas ficaram por mais tempo em casa e isso agravou, também, o sedentarismo.

Conforme o estudo, 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante esse período. O resultado dessa combinação “má postura” + “várias horas sentado” + “sedentarismo” é o possível desenvolvimento de uma série de doenças cardiovasculares.

Comer em frente ao computador enquanto trabalha e/ou ficar até muito tarde trabalhando para cumprir metas acabou se tornando algo muito comum nesse período. Por isso, prejuízos como desregulação do sono e dos hábitos alimentares se manifestaram na saúde física de algumas pessoas.

 2 - Consequências mentais

O isolamento social, juntamente com as exaustivas jornadas de trabalho e a cobrança por alto desempenho, fizeram com que muitas pessoas sofressem com o aumento do estresse e da ansiedade.

De acordo com um levantamento feito pelo LinkedIn, durante esse período, 62% das pessoas ficaram mais ansiosas e estressadas. Além disso, a pesquisa ainda aponta que 39% dos entrevistados sentiam-se solitários.

Outro dado revelado por esse estudo é que 24% dos entrevistados queixou-se de dificuldade em desligar-se do trabalho após o final do expediente e 18% apresentou insegurança frente à possibilidade de perder o emprego.

Diante de tudo isso, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de evitar ou diminuir os efeitos negativos que o home office pode provocar. Fizemos uma lista com alguns desses cuidados. Veja a seguir.

 

12 cuidados com a saúde física e mental no home office

Se você ainda está trabalhando na modalidade home office, esses são alguns dos cuidados que você deve tomar:

  1. Sente-se em uma cadeira, nunca em sofá ou cama;
  2. Mantenha o quadril em 90 graus;
  3. Deixe a coluna em posição ereta;
  4. Coloque um apoio de pés;
  5. Posicione a tela do seu computador na altura dos seus olhos;
  6. Mantenha os braços na altura do teclado;
  7. Pratique exercícios físicos;
  8. Faça alongamentos antes, durante e depois de trabalhar;
  9. Controle a quantidade de horas trabalhadas, não extrapole;
  10. Faça pausas e momentos de relaxamento;
  11. Priorize uma alimentação saudável;
  12. Durma ao menos 7 horas por noite.

São recomendações simples, mas que podem fazer total diferença na sua qualidade de vida e produtividade no trabalho. Afinal, no fim das contas, é impossível trabalhar de forma realmente produtiva se a sua saúde física e mental estiverem debilitadas.

O interessante é que, mesmo com todas essas consequências, o modelo de trabalho remoto não deve ser abolido. De acordo com um estudo do LinkedIn, 43% dos brasileiros preferem adotar uma rotina híbrida, alternando entre dias de trabalho presencial e dias em home office.

 

Será que o home office é o novo normal?

No começo da pandemia, o trabalho remoto foi adotado de maneira emergencial por muitas empresas. Dois anos depois, o home office ainda é uma realidade para algumas pessoas. Só por isso poderíamos afirmar que o home office é o novo normal nas empresas?

 Não. Muitos já estão voltando a trabalhar presencialmente nos escritórios, e o modelo híbrido de trabalho tem sido levantado com uma possível solução equilibrada para o trabalho nas empresas.

No fim das contas, não importa a modalidade de trabalho. Seja em casa ou no escritório, você não pode descuidar da sua saúde física e mental. O FazBem esté com você nessa!

 

 

 

 

Referencias:
  1. https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-03/mudanca-na-rotina-com-home-office-pode-afetar-saude-fisica-e-mental
  2. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudos-relacionam-problemas-de-saude-fisicos-e-mentais-com-o-home-office/
  1. https://sites.usp.br/psicousp/home-office-compromete-saude-mental-do-trabalhador/
  2. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/trabalho-em-home-office-tende-continuar-apos-fim-da-pandemia
  3. https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/01/31/empresas-adotam-trabalho-remoto-em-definitivo-para-fugir-da-instabilidade-das-ondas-da-pandemia.ghtml
  4. https://www.pucrs.br/coronavirus-provz/wp-content/uploads/sites/270/2020/06/2020_06_02-coronavirus-cartilhas-psicovida-bem-estar_no_trabalho_em_tempos_de_pandemia.pdf
  5. https://www.zendesk.com.br/blog/home-office-vantagens-e-desvantagens/
  6. https://boaforma.abril.com.br/saude/o-home-office-esta-te-trazendo-dores-saiba-como-evita-las/
  7. http://laboreweb.com.br/ergonomia-para-trabalho-sentado-como-funciona/#:~:text=Mantenha%20a%20altura%20do%20assento,cabe%C3%A7a%20e%20fadiga%20do%20pesco%C3%A7o.
  8. https://vivaocondominio.com.br/ptype_news/dor-nas-costas-aumentou-com-o-home-office-em-meio-a-pandemia/#:~:text=De%20acordo%20com%20uma%20pesquisa,a%20trabalhar%20em%20home%20office.
BR-16933. Material destinado a todos os públicos. Mar/2022