Voltar para o topo

Diabetes: como melhorar sua alimentação?

Durante o tempo de isolamento, muitas pessoas acabaram ficando com a rotina e o estilo de vida atrapalhados, mas é importante lembrar que os cuidados devem ser em dobro agora, não só contra a COVID-19, mas também para cuidar da sua própria saúde.

O diabetes é uma doença crônica, isso quer dizer que deve ser tratado durante toda vida. Uma maneira de ajudar a efetividade do tratamento é manter hábitos saudáveis: uma boa alimentação e atividades físicas recorrentes.

Se você deu uma descuidada na sua alimentação durante essa época de isolamento, vamos ajudá-lo a entender a importância de comer bem e quais alimentos podem contribuir para o seu tratamento de diabetes.

Mas, claro, nunca se esqueça que todo hábito novo que você adquirir, deve ser conversado com o médico antes, ok?

Por que é importante manter uma boa alimentação durante o tratamento?

Se você tem diabetes, deve ficar atento a sua rotina, isso porque alguns fatores externos podem ameaçar a imunidade e a má alimentação é uma delas. Por isso, uma boa alimentação acompanhada de um bom controle glicêmico, fortalece o sistema imunológico e auxilia na proteção de diversas doenças

Uma dieta equilibrada, rica em fibras, sem grandes quantidades de carboidratos e com baixo índice glicêmico é fundamental. Claro que nenhum alimento tem um poder milagroso, mas uma dieta equilibrada e adaptada para os portadores de diabetes com certeza é fundamental para que não ocorram problemas.

Quem tem diabetes deve manter uma alimentação equilibrada, regular e variada, sempre conversando com o seu médico sobre uma dieta personalizada e exclusiva para o seu caso. É bom sempre prestar atenção e dar prioridade para alimentos naturais e evitar, o máximo que conseguir, industrializados e processados.

Um bom controle de sal, açúcar, fritura, colesterol e gordura saturada também é importante, não só para você que tem diabetes, mas para todos. São hábitos que devem ser prioridade na vida de todas as pessoas.

Leia também: Quem tem diabetes pode comer frutas?

Alimentos interessantes para se ter na dieta: 

Como já foi dito antes, você deve sempre conversar com o seu médico sobre seus hábitos alimentares e sobre o tratamento como um todo. Lembre-se, sempre, que cada pessoa reage à doença de uma maneira, cada caso é um caso e o seu tratamento não vai ser igual ao de um conhecido seu, por isso é sempre importante ficar atento as recomendações que o seu médico dá a você.

Alimentos ricos em vitamina A, B e C, zinco, ferro e probióticos costumam ser uma ótima opção. Além de serem nutritivos eles ajudam a melhorar o seu sistema imunológico. É muito importante cuidar da imunidade, principalmente nessa época de pandemia e durante o inverno, em que as infecções respiratórias são mais comuns.  

Dentre os hábitos alimentares mais recomendados, se destacam o uso de farinha integral, abacate, peixes de águas frias e profundas, cortes magros de carnes vermelhas, diversas leguminosas, batata yacon e muitos outros.

Esses alimentos devem ser consumidos por todos, não somente por quem tem diabetes, uma vez que são super saudáveis e trazem ótimos benefícios para a sua saúde, salvo caso de pessoas com restrições alimentares indicadas por um profissional da saúde. Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com alimentos cheios de benéficos para que você não pense duas vezes antes de começar a melhorar seus hábitos alimentares. Vamos lá?

Abacate

Uma fruta gordurosa, saudável e tem o consumo liberado para portadores de diabetes. Apesar de ser uma fruta gordurosa, apresenta gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são saudáveis. Diferente dos alimentos com gorduras saturadas, que devem ser evitados.

As gorduras monoinsaturadas trazem diversos benefícios para as dietas dos portadores do diabetes tipo 1 e tipo 2, segundo um artigo científico publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. A mesma pesquisa constatou que o abacate ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e ainda aumenta o colesterol bom.[1]

Alimentos com farinha integral

Os alimentos integrais têm um tipo de carboidrato que é digerido pelo nosso organismo de forma mais lenta, isso ajuda a ter menos doses de glicose no sangue de uma vez. Além disso eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.

Carne vermelha magra

A carne vermelha não deve ser totalmente evitada se você é portador do diabetes. Ela tem micronutrientes que não são encontrados em outras proteínas, mas é importante que você tome cuidado e sempre opte por carnes mais magras: alcatra, patinho e lagarto, por exemplo.

Peixes

Peixes de água gelada e profundas como sardinha, atum e salmão, trazem benefícios para a saúde, principalmente por serem fonte de ômega 3. O consumo deles diminui a concentração de glicose. Esses peixes também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Leguminosas

Feijão, grão de bico, ervilha e lentilha são alguns exemplos que contribuem positivamente para a dieta. Ricos em fibras, esses alimentos diminuem a velocidade de absorção da glicose.

Batata Yacon

A batata yacon, segundo uma pesquisa da Universidade de Franca (UNIFRAN)[1], quando consumida diariamente, auxilia no controle da glicemia em pessoas portadoras de Diabetes Tipo 2. É rico em frutooligossacárico, um carboidrato que atua no organismo de maneira semelhante às fibras.

Azeite de Oliva

 O azeite de oliva, devido ao fato dele ser uma excelente fonte de antioxidantes e de ácido graxo monoinsaturado, faz dele um ótimo contribuinte no combate ao colesterol ruim presente no sangue.

 Chocolate Amargo

Uma surpresa para você: SIM, é possível comer chocolate mesmo tendo diabetes. Os chocolates amargos têm o poder de aumentar a sensibilidade das células à insulina e auxilia no controle dos níveis de colesterol. Atenção: mesmo esse chocolate deve ser consumido de forma moderada, ok?

Leia também: Cerveja arroz e pão: os vilões do diabetes?

Você conhecia os benefícios específicos desses alimentos? Agora que sabe, você pode conversar com seu médico ou nutricionista para colocá-los em sua rotina e melhorar sua saúde e alimentação. Alimentos nutritivos são sempre importantes para a saúde, mas não esqueça de conversar com seu médico sobre o que ele acha desses alimentos na sua dieta.

Manter uma vida e uma alimentação saudável só vai trazer benefícios futuros para você. Não deixe a pandemia te desanimar, pense sempre na sua saúde em primeiro lugar.

Baixe o app do FazBem e confira mais informações e ainda receitas deliciosas e saudáveis para o seu dia a dia!

 

 

 

 

Referências
BR-13124.Material destinado a pacientes. Jun/2021
 
 

Matérias Relacionadas

Veja todos