Natação para crianças com asma: conheça os benefícios!

A asma é uma condição muito comum em crianças e exige um tratamento médico contínuo e regrado. Nesse momento, a prática de uma atividade física pode e deve ser uma grande aliada para que o paciente passe a respirar melhor.

Se você tem ou convive com alguém que convive com a asma, já deve ter ouvido falar que a natação é uma boa opção, certo?

Veja o que faz essa modalidade funcionar como uma terapia auxiliar para os pacientes de doenças respiratórias:

- É um exercício aeróbico, que melhora o condicionamento físico do corpo e a saúde do coração, tornando o paciente capaz de suportar um esforço de longa duração numa intensidade moderada;

- Gera o relaxamento e alongamento da musculatura do pescoço e ombros, que costuma ser encurtada em quem tem dificuldades na respiração e contribui para uma postura melhor;

- Melhora a função respiratória, reeducando e fortalecendo a musculatura respiratória e corporal geral. As doenças respiratórias dificultam a entrada e saída de ar dos pulmões, o que gera um esforço muito maior. Por isso esse fortalecimento é tão importante e benéfico.

Desde que acompanhado por um médico e um profissional de educação física, juntamente com o tratamento de manutenção e resgate orientado pelo médico, paciente com problema respiratório pode e deve praticar atividades físicas, que só trarão benefícios a sua saúde.

 

Referências:
www.dfs.semanticscholar.org/27af/0b50defe9a99c453f18e5766c748aff6b0a1.pdf
Acessado em 27/11/2019
Imagem: Freepik

 

BR-7359 Expiration Date: 03/03/2022
Os comentários estão fechados