Saúde mental e a pandemia

A pandemia do coronavírus já dura vários meses e, durante esse período, a liberdade de ir e vir e convívio social foram afetados. A solidão causada pela restrição levantou a preocupação com a saúde mental da população na pandemia.

De acordo com o Instituto Ipsos e um estudo realizado pela FioCruz:

  • 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.
  • 40% da população adulta declarou ter frequentes sentimentos de tristeza e sintomas depressão.
  • 50% relatam estarem se sentindo mais ansiosos e nervosos.

Alguns cuidados simples podem ajudar a você passar pelo isolamento social com menos estresse. Confira as dicas:

1.     Cuidar das necessidades básicas

  • Manter uma alimentação saudável, balanceada e regular;
  • Beber água com frequência ajuda na manutenção da hidratação;
  • Evitar bebidas açucaradas e alimentos calóricos de baixo valor nutritivo;
  • Dormir, no mínimo, 8 horas por dia para se recuperar da jornada de trabalho.

2.     Criar e renovar a rotina

Manter as rotinas familiares sempre que possível e renovar as rotinas, principalmente com as crianças em casa, é importante.

Pensar em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas é uma maneira de renovar a rotina. Devido ao distanciamento social, é interessante que o incentivo a socialização em casa seja cultivado.

3.     Descansar e dedicar um tempo para você

Dedicar um tempo para realizar atividades reconfortantes, divertidas e relaxantes sempre que possível é fácil. Veja:

  • Fazer exercícios, mesmo dentro de casa;
  • Colocar treinos online para assistir;
  • Colocar uma música alta e dance;
  • Brincar com seus filhos;
  • Assistir a uma série;
  • Ler um livro.

4.     Manter o contato com a família, colegas e amigos

Mesmo que não possamos ter o contato físico durante esse período, manter a comunicação com a sua rede de amigos, conhecidos e família de forma virtual é possível. Fazer ligações para os amigos, manter o papo em dia, se possível, fazer happy hour online.

Esse contato é muito importante para que você não se sinta sozinho. Sempre que puder ou quando se sentir sobrecarregado, procurar a família e os amigos por telefone e outros meios virtuais ajudará muito.

5.     Limitar o consumo de informações

Diariamente, nos encontramos em um bombardeiro de informações e opiniões sobre a pandemias. Diante desse cenário, é normal nos sentirmos angustiados.

Por isso, limitar o tempo que você e sua família passam lendo ou assistindo noticiários é uma forma de lidar com isso.

Usar mecanismos de proteção psicológicas, impor um limite para o consumo de informações para que elas não interrompam seu descanso físico e mental são coisas que você pode pensar em agregar na sua rotina.

6.     Praticar a auto-observação de emoções e sentimentos

Durante esse período atípico, ficar atento a seus sentimentos, emoções e reações ao estresse causado pela pandemia é importante.

É normal ter sentimentos desagradáveis em alguns momentos. É um sinal de defesa diante do perigo. Reconhecer seus sinais de estresse e dar atenção a eles são pontos de atenção na prática de auto-observação.

Aproveitar para relaxar ao envolver-se com atividades saudáveis como exercícios constantes, o sono regular e uma dieta balanceada ajudam também.

E, caso tenha sentimentos permanentes de exaustão, insônia, falta de apetite, tristeza prolongada, pensamentos intrusivos e desesperança, peça ajuda.

 
 
 
Referências
  1. https://www.paho.org/pt/documentos/cuidando-salud-mental-personal-sanitario-durante-pandemia-covid-19
  2. https://www.paho.org/pt/materiais-comunicacao-sobre-covid-19#mental
  3. COVID-19: Dicas para um dia a dia menos estressante em casa
  4. https://www.paho.org/pt/node/70537
  5. https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792
  6. https://www.bbc.com/portuguese/geral-56726583
BR-13526. Material destinado a todos os públicos. Jul/2021
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